Lusodidacta header
imagem
  • imagem

HILDEGARD PEPLAU-A Enfermeira Psiquiátrica do Século

26,50 €
23,85 €
Com IVA
Barbara J. Callaway
Quantidade

Formato: 15 x 23 cm
568 Páginas
Capa Mole


Hildegard Elizabeth Peplau é um ícone da enfermagem moderna. E é-o desde há 50 anos, aquando da publicação do seu livro “Interpessonal Relations in Nursing”, pelo que parece justo que, neste momento, a sua biógrafa, Barbara Callaway dê este retrato tão rico das complexidades da sua vida.
Em primeiro lugar, esta é a história de uma mulher de inteligência rara e de uma grande paixão. Peplau, pelo poder do seu trabalho intelectual, transformou a enfermagem, de uma ocupação, na qual até então, os enfermeiros “executavam o seu trabalho para os doentes”, para uma profissão, em que os enfermeiros “trabalham com os doentes”. Esta mudança fundamental tem 50 anos de construção, período de tempo para a maioria dos cientistas sociais considerado necessário para a realização de uma verdadeira mudança de paradigma.
A perspectiva deste livro é fundamentada na amplitude e profundidade dos arquivos de Peplau, assim como em entrevistas gravadas com Peplau e outras figuras centrais na sua história de vida. É grandemente enriquecida pela predilecção de Peplau por manter registos e notas de acontecimentos, actividades e reflexões acerca da sua vida, e da sua experiência.

Os leitores ficarão surpreendidos com o poder da narrativa que se desenvolve na paisagem de profundas mudanças na América, no Mundo. A autora segue a vida de Peplau desde a era da Grande Depressão até à II Guerra Mundial, aos movimentos pelos direitos civis e à Guerra do Vietname traz, em termos humanos, ao leitor, toda a experiência vivida.
A vida que se desenrola nestas páginas será de interesse para os estudantes de história das mulheres, para os estudantes de uma história da enfermagem, e, naturalmente, para todas as mulheres que lutaram na sociedade americana para enfrentar os desafios colocados por normas inerentemente sexitas.

A maior parte da carreira profissional de Peplau foi vivenciada em organizações onde dominavam as mulheres — hospitais, faculdades de enfermagem e associações de enfermagem, em particular, a American Nurses Association. A Autora narra, de forma fidedigna, as vicissitudes das experiências de Peplau com estas organizações.
O que resulta é uma narrativa exacta e crua da dinâmica destas organizações, tal como foi vivida por Peplau.

978-989-748-002-7
10 Itens
2018-03-23

Opiniões


Escreva a sua opinião