Lusodidacta header

Reabilitação - Criar Novos Caminhos

15,90 €
14,31 €
Com IVA
Walter Hesbeen
Quantidade

184 Pags
Texto em: Português
Tipo de Capa: cartonado
Ed.:1ª Ed. @ 2002

A reabilitação nasce de uma intenção que poderia ser qualificada como espontânea: interessar-se pela evolução da pessoa e alargar o campo das suas possibilidades, mesmo quando a cura ou a reparação deixam de ser possíveis. Os pioneiros da reabilitação deram prova de uma visão avançada que os autorizou a alargar os limites da medicina para além do corpo normal atenuando, assim, o risco de derivas desumanizantes.
Hoje em dia, a pertinência de tal visão e dos trabalhos que ela originou confere à reabilitação um lugar incontornável em qualquer estrutura. Mais do que um ramo circunscrito de actividade, o que ela representa verdadeiramente é um espírito particular. Este espírito não é mais do que o do cuidado dispensado ao outro, na singularidade da sua existência, e revela-nos a missão comum de todos os intervenientes de uma equipa multidisciplinar que é a de tentar ajudar a pessoa a criar uma maneira de viver portadora de sentido para si mesma e que seja compatível com a sua situação, independentemente das suas condições físicas e da natureza da sua afecção. Estes profissionais são os profissionais da subtileza da presença no outro. Oferecem ao outro os meios de que dispõem para que ele possa encontrar - ou reencontrar - o equilíbrio, no caminho que tenha escolhido tomar ou ao longo do qual deverá caminhar.

Walter Hesbeen é enfermeiro e doutor em saúde pública pela Université de Louvain e Laureado em reabilitação pela Fondation Van Goethem-Brichant.
Foi director dos serviços hospitalares do Centre Neurologique William Lenox (Ottignies, Bélgica) e, posteriormente, professor na École Nationale de Santé Publique (Rennes). É, actualmente, responsável pela Unité de Recherche et Développement da École La Source (Lausanne) e secretário geral do Institut La Source (Paris).
É, também, chefe de redacção da revista Perspective Soignante.

978-792-8383-43-5
10 Itens
2018-03-23

Opiniões


Escreva a sua opinião