Lusodidacta header
imagem
  • imagem

Pessoas Idosas - Uma Abordagem Global

39,75 €
35,78 €
Com IVA
Louise Berger
Quantidade

610 Pags
Texto em: Português
Tipo de Capa: capa dura
Ed.:1ª Ed. @ 1995



Edição revista e corrigida

Desdramatizar o envelhecimento, abordar as vivências dos idosos numa perspectiva global e dotar as pessoas que trabalham com eles de uma panóplia de intervenções são os principais objectivos desta obra. Trata-se de um precioso instrumento de referência e de um guia completo para todas as enfermeiras e outros intervenientes que, de perto ou à distância, se interessem pela gerontologia.
O seu desenvolvimento engloba duas partes distintas que focam assuntos e temas diferentes.
Na Primeira Parte (capítulos 1 a 10) são abordados os cuidados em gerontologia no contexto actual, desde o papel e a complexidade dos cuidados de enfermagem em gerontologia aos aspectos da relação de ajuda e da sua aplicabilidade neste domínio. As dificuldades provenientes das atitudes, dos mitos e dos estereótipos que a sociedade e os profissionais de saúde têm re1ativamente aos idosos e à velhice, o processo de enfermagem e o diagnóstico de enfermagem no contexto da gerontologia, os aspectos demográficos e epidemiológicos do envelhecimento, as teorias do envelhecimento, o conceito de saúde na terceira e na quarta idades e a sua evolução, bem como a abordagem ecológica, objectiva e subjectiva da saúde são aspectos desenvolvidos nesta parte, que também analisa os conceitos de saúde e de bem-estar no quadro específico do envelhecimento e da adaptação. Também é consagrado um capítulo aos aspectos biológicos do envelhecimento (senescência, envelhecimento diferencial, modificações fisiológicas, etc.) e outro ao envelhecimento psicológico e cognitivo.
Na Segunda Parte (capítulos 11 a 25) são descritas as catorze necessidades básicas do idoso, segundo o modelo conceptual de Virginia Henderson, e analisadas as perspectivas futuras para os cuidados em gerontologia bem como as preocupações futuras das enfermeiras que trabalham com idosos.
Em resumo, esta obra ajuda as enfermeiras a:
- Familiarizar-se com a velhice, distinguindo o envelhecimento normal do patológico.
- Individualizar melhor os cuidados através do recurso ao processo de enfermagem.
- Enriquecer a prática quotidiana com atitudes terapêuticas positivas.
- Afirmar a identidade profissional neste âmbito.

978-972-95399-8-5
9 Itens
2018-03-23

Opiniões


Escreva a sua opinião