Lusodidacta header
As 5 questões mais comuns em entrevistas de emprego de Enfermagem

As 5 questões mais comuns em entrevistas de emprego de Enfermagem

Quem está a finalizar a licenciatura em Enfermagem depara-se agora com uma nova realidade: a do mercado de trabalho. São muitos os recém-licenciados que se iniciam na busca de uma oportunidade no mundo da enfermagem, e também muitos deles se deparam pela primeira vez com as entrevistas de emprego. No entanto, estas não têm que ser um elemento causador de stress. Para que se vá preparando, damos-lhe a conhecer algumas das questões mais comuns nas entrevistas para Enfermagem.

As entrevistas de emprego são um momento pelo qual todos passamos antes de ingressar no mundo do trabalho e, sobretudo para os recém-licenciados, podem ser causadoras de alguma ansiedade. Conhecer algumas das questões mais colocadas pelos entrevistadores vai ajudá-lo a preparar as suas respostas e a sentir-se mais confiante e seguro. Tome nota.



1. Porque decidiu estudar nesta instituição? Possui outras certificações?
A escolha de uma determinada Faculdade é um fator de grande peso e que será certamente abordado numa entrevista de emprego. Esteja preparado para elencar os motivos da sua escolha e alguns detalhes acerca da sua formação, nomeadamente os fundamentos teóricos e a componente prática.

Recomendamos também que leve consigo para a entrevista o certificado de habilitações do curso.

2. Porque decidiu enveredar pela carreira de Enfermagem?
Esta questão dá-lhe a oportunidade de demonstrar ao entrevistador as motivações por detrás da sua escolha e porque é que ser enfermeiro é a sua vocação. Aproveite para falar sobre aquilo que o apaixona na Enfermagem e mostre os seus trunfos.

3. Quais os seus pontos fortes e fracos?
Esta é uma pergunta clássica das entrevistas e é transversal a todas as áreas. No que toca aos pontos fortes, deixamos-lhe o conselho: pense em quatro caraterísticas, duas de caráter pessoal (por exemplo, sentido de responsabilidade e rigor) e duas de caráter técnico (experiência numa patologia).

Os pontos fracos são, para a maioria dos entrevistados, a parte mais complicada desta questão. A melhor forma de a encarar é sendo sincero, assumindo as suas dificuldades e como as pretende ultrapassar. Se decidir, por exemplo, mencionar a sua falta de experiência como um ponto fraco, pode também explicar que se sente motivado para aprender ao máximo todos os dias de forma a contornar a questão da inexperiência.

4. Como se informa acerca do setor da Saúde em Portugal? Está ao corrente das inovações na área dos cuidados?
A atualização regular de conhecimentos é um aspeto de grande valorização na área da Enfermagem. Demonstre que procura estar a par das inovações da área, seja porque vai a conferências, lê artigos relevantes na internet ou participa em grupos de discussão.

5. Por que razão deve ser o candidato escolhido?

Mais do que falar sobre os seus pontos fortes, é importante que consiga demonstrar que é o candidato ideal para ocupar a vaga - e isto implica também que pesquise sobre o que se pretende para as funções, a empresa à qual se candidata, as suas políticas e valores. Assim, para além de apresentar as suas mais-valias, está também a demonstrar que conhece a empresa e que, por isso, irá adaptar-se na perfeição ao seu novo posto de trabalho.

Finalizada a entrevista, não se esqueça de questionar o seu interlocutor acerca dos próximos passos a dar e quando deve aguardar um novo contacto, mostrando-se interessado na vaga e atento à resposta por parte da empresa. Boa sorte!