Lusodidacta header
5 Formas de Ultrapassar o Stress em Época de Exames

5 Formas de Ultrapassar o Stress em Época de Exames

5 Formas de Ultrapassar o Stress em Época de Exames

1. Elabore um plano de estudos

Pode parecer uma banalidade, mas a verdade é que há muitos estudantes que ignoram os benefícios da criação de um plano de estudo pessoal. Ao criar um plano pode organizar a sua rotina e tempos, bem como definir metas e objetivos, de forma a ter mais motivação durante o estudo.

2. Faça exercício físico

Estar sempre à frente dos livros sem pausas, a tentar decorar a matéria, pode ser contraprodutivo. Não tem que largar os estudos e partir para o ginásio, mas algum tipo de exercício leve, como uma caminhada ao ar livre, pode ser muito mais do que uma simples pausa. Há vários estudos que comprovam que o exercício físico aumenta o poder da memória e a capacidade mental.

3. Elimine as distrações

Redes sociais, ler notícias, espreitar o filme que está a dar na televisão... É muito fácil distrairmo-nos durante o estudo, por isso, o melhor é afastar-se do telemóvel ou de qualquer outras fontes de distração. Quando se aperceber do tempo que rentabiliza, vai ver que compensa.

4. Pratique meditação

Praticar meditação nos intervalos de estudo é uma forma eficaz de fazer uma pausa e reduzir os níveis de stress. Por outro lado, a meditação ajuda a manter o foco e a concentração, aumentando o bem-estar e o relaxamento. Só precisa de dedicar alguns minutos a esta prática, e vai ver que passa a encarar o estudo de forma muito mais tranquila.

5. Desabafe com alguém

Se já tentou algumas das hipóteses anteriores e não sentiu melhorias, experimente falar com alguém. Pode parecer algo banal, mas por vezes desabafar sobre aquilo que o preocupa pode ser o suficiente para que se sinta melhor. Um amigo ou familiar pode ajudá-lo a ter uma perspectiva diferente sobre o problema e até encontrar novas soluções para enfrentar o stress.