Lusodidacta header
10 características que um bom enfermeiro deve ter

10 características que um bom enfermeiro deve ter

A carreira de enfermagem pode ser verdadeiramente inspiradora, mas também cheia de desafios. Apesar de trazer muitas experiências enriquecedoras, também há o stress, as longas horas de trabalho, o pouco tempo que sobra para estar com a família e amigos.

No entanto, um bom enfermeiro é capaz de contornar estas dificuldades e ainda exercer a sua profissão de uma forma exemplar. Se quer saber se esta é a carreira ideal para si, veja quais as caraterísticas essenciais que um enfermeiro deve ter.

1. Ser naturalmente carinhoso e afável

Os melhores enfermeiros são aqueles que, de forma espontânea, são afáveis com os seus pacientes. Mais do que ser apenas a pessoa que foi escolhida para tratar de alguém, um bom enfermeiro preocupa-se em dar o maior conforto possível e consegue até criar laços que perduram na memória do paciente durante muito tempo.

2. Demonstrar empatia

Dependendo dos casos, uma estadia no hospital pode ser uma experiência traumática ou emocional. Assim, um bom enfermeiro deve tentar colocar-se no papel do seu paciente e nunca tratá-lo como se fosse apenas “mais um”. São esses os enfermeiros pelos quais os pacientes se sentem gratos para toda a vida, e isso vê-se em gestos como as visitas que fazem ao hospital apenas para desejar um bom dia ou deixar uma flor de agradecimento.

3. Ser um bom ouvinte  

Um bom enfermeiro não deixa escapar nenhum detalhe do que é dito pelo paciente. O bloco de notas é um companheiro fiel onde são registadas todas as informações, pois mesmo as que parecem inócuas podem fazer a diferença.

4. Ter paciência

Há semelhança de outras profissões, um enfermeiro também tem que lidar com burocracias, trabalhar em equipa ou lidar com procedimentos que têm que ser seguidos à risca, independentemente da sua vontade. Para que estas situações não gerem stress é importante ter uma boa dose de paciência.

5. Ser emocionalmente estável

Há dias bons e dias maus para toda a gente - sim, até para um enfermeiro. A diferença é que um enfermeiro não deve deixar que o stress afete a sua prestação ou passe para o seu paciente.

Naqueles dias em que se sente particularmente frágil, recomendamos que desabafe com um colega de trabalho, pois o pior que pode fazer nessas alturas é guardar tudo para si. Se isso não resultar, existem outras técnicas que o podem ajudar. Já experimentou a meditação? É fácil de fazer e só precisa de alguns minutos para se sentir mais relaxado. Pode também experimentar o exercício físico ou uma boa caminhada ao ar livre para aliviar o stress.

6. Ter capacidade de adaptação

Todos os dias de um enfermeiro são diferentes e, muitas vezes, imprevisíveis. Assim, a flexibilidade e capacidade de adaptação é muito importante. É necessário estar preparado para qualquer eventualidade e agir com rapidez e assertividade.

7. Ter resistência física e mental

Dias longos e muitas vezes com poucas ou nenhumas pausas são normais na vida de um enfermeiro. A resistência física e mental é, assim, uma caraterística fundamental.  Exercite o corpo e a mente para que se sinta mais preparado. Também é importante que invista em calçado confortável e de qualidade, uma vez que vai passar muito tempo em pé.

O mais importante, todavia, é que sempre que possível respeite as suas pausas. Se não as fizer é provável que o cansaço se acumule e traga efeitos nocivos e que afetam a sua performance.

8. Atualizar conhecimentos

Existem situações que, em último caso, podem significar a morte de um paciente, por isso, um enfermeiro deve ter uma capacidade de decisão rápida. Muitas vezes não é possível parar para pensar e ir pesquisar informação, por isso, o melhor é que atualize os seus conhecimentos com regularidade. Há medida que for adquirindo experiência em situações mais diversas vai também conseguir decidir de forma mais célere.

9. Ser proativo

A capacidade de antecipar cenários é muito importante na enfermagem. Isso implica ser proativo e ir muito mais além daquilo que apenas lhe é pedido. Num ambiente hospitalar um enfermeiro proativo deteta mais facilmente potenciais imprevistos e está melhor preparado para exercer as suas funções.

10. Ser um bom colega

Um bom enfermeiro mantém uma relação de proximidade com os seus colegas e apoia-os sempre que necessário. A partilha de ideias é muito benéfica para os enfermeiros e o bom ambiente profissional numa equipa é um aspeto essencial para que os seus dias sejam mais produtivos e felizes.