Lusodidacta header
imagem
  • imagem

Cuidar: Persistir em Conjunto na Existência

15,90 €
14,31 €
Com IVA
Bernard Honoré
Quantidade

290 Pags
Texto em: Português
Tipo de Capa: cartonado
Ed.:1ª Ed. @ 2004

Cuidar diz respeito a todos, não é unicamente um assunto daqueles que fazem disso a sua profissão. Cuidar não designa apenas actividades de socorro, de ajuda ou de assistência.
Cuidar diz respeito aos outros e a nós mesmos. Cuidar diz respeito também às coisas, a tudo o que constitui o mundo e à própria acção. Qualquer actividade humana, em tudo o que tem efeito sobre os outros e sobre o ambiente, coloca um problema de vanguarda daquilo que torna possível a nossa existência. Salvaguarda da vida, não apenas nos seus aspectos biológicos, mas também nos seus aspectos existenciais, isto é, salvaguarda da dignidade humana.
O ser que nós somos tem a distintiva faculdade de pensar a sua condição e é mobilizado pelo desejo de persistir na sua existência, fazendo escolhas entre as possibilidades que descobre para aí se projectar, apesar da sua finitude, da sua vulnerabilidade, da sua falibilidade e das suas incertezas.
Com base nestas premissas, o autor compreende o cuidado como uma dimensão fundamental do agir humano, no dinamismo de uma energia onde ele reconhece aquilo a que se chama saúde. Este livro dirige-se aos profissionais do sector sanitário e social, assim como todos aqueles que se interessam pela reflexão sobre o sentido do cuidado e da saúde.

Bernard Honoré é autor de numerosos livros e artigos sobre a formação e a saúde. Psiquiatra e filósofo, as suas pesquisas situam-se no cruzamento dos caminhos das ciências humanas e das filosofias existenciais.

978-972-8383-58-9
9 Itens
2018-03-23

Opiniões


Escreva a sua opinião