Lusodidacta header
imagem
  • imagem

Cuidar a Pessoa em Fase Terminal - Perspéctiva Ética

15,90 €
14,31 €
Com IVA
Susana Pacheco
Quantidade

168 Pags
Texto em: Português
Tipo de Capa: cartonado
Ed.:1ª Ed. @ 2002

Cuidar a Pessoa em Fase Terminal: Perspectiva Ética anuncia-se primeiramente como uma dissertação de mestrado em Teologia e Ética da Saúde, apresentada na Faculdade de Ciências Humanas na Universidade Católica Portuguesa. Porém, o rápido e ainda que superficial olhar sobre esta obra depressa evidencia não estarmos unicamente perante um meritório trabalho académico.
Cuidar a pessoa em fase terminal: Perspectiva Ética ultrapassa amplamente as exigências de provas académicas ao combinar uma reflexão aprofundada sobre o tema em apreço com uma sensibilidade apurada das exigências da prática da enfermagem.
A autora responde às interrogações partilhadas por quantos fazem do cuidado de doentes em fase terminal o seu difícil e sempre desafiador quatidiano.
Embora cada situação inclua elementos que lhe conferem um carácter singular, o enfermeiro necessita de uma formação específica na área da ética da prestação de cuidados de saúde, que lhe permitam ajudá-lo a determinar qual a atitude mais correcta.
Não podemos ficar indiferentes aos problemas e ao sofrimento dos doentes em fase terminal, cujas únicas respostas são muitas vezes a conspiração de silêncio e de mentira gerada ainda muitas vezes em redor do doente ou a transmissão da verdade de uma forma abrupta, a falta de respeito pela privacidade do doente, a utilização de meios inúteis de tratamento ou o quase abandono destes doentes e a emissão de opiniões a favor da eutanásia sem qualquer fundamento.
A autora revela assim uma capacidade notável e rara de combinar a reflexão teórica na explicitação, problematização e interpretação de conceitos fundamentais e de argumentações axiais, com as exigencias da prática, na formulação de análises que se adequam aos casos concretos sempre singulares.

978-972-8383-30-5
10 Itens
2018-03-23

Opiniões


Escreva a sua opinião