Feridas e Lacerações - Cuidados de Emergência e Encerramento
TROTT, Alexander
Formato: 19.0 X 25.0
Miguel Nunes Serra
Formato: 14,5 x 21 cm
272 Páginas
Capa Mole
“Aprender a ser Enfermeiro” baseia-se numa investigação produzida no âmbito de uma tese de doutoramento em Educação – área de especialização de Formação de Adultos, e pretende constituir um contributo para a compreensão dos processos subjacentes ao modo como desenvolvem os estudantes de enfermagem, ao longo da formação inicial, a sua perspetiva sobre a profissão e respetivos contextos de trabalho, bem como evolui a visão que têm de si próprios enquanto estudantes, pessoas e futuros enfermeiros.
É nesta linha que este trabalho nos apresenta uma viagem inédita, de cariz etnográfico durante quatro anos ao longo de um Curso de Licenciatura em Enfermagem, acompanhando a experiência de um conjunto de cerca de 30 estudantes tal como ela foi vivenciada pelos próprios, desde o primeiro ritual da praxe académica, até ao momento final da cerimónia de encerramento do curso, passando pelos “avassaladores” ensinos clínicos, pelas, por vezes, “aborrecidas” aulas teóricas, pelas dinâmicas aulas laboratoriais, e ainda pelas inúmeras interações físicas e simbólicas que pautam um percurso pleno de aprendizagens e emoções.
Da análise desta experiência resultam, entre outros achados, a ideia de que a construção identitária é um processo dinâmico, de natureza relacional e permanentemente inacabado, e a noção de que os ensinos clínicos se destacam como contex-tos incontornáveis na construção da identidade profissional dos estudantes, secun-darizando outros momentos e atores da formação inicial como o contexto escolar e os professores. Constatou-se, simultaneamente, que ao longo deste processo se desenvolvem algumas ambiguidades identitárias, eventualmente classificáveis como polémicas, e que se estruturam quer em torno de um ideal de “cuidar” sempre nebuloso, quer em torno de um referencial médico sempre gravítico, quer, ainda, em relação à eterna dicotomia relação-técnica.15
TROTT, Alexander
Formato: 19.0 X 25.0
Sob a direcção de: WALTER HESBEEN: Pierre Campia/Michel Dupuis/
Formato: 14.0 X 21.0
Formato: 16.0 X 23.0
Marília Pais Viterbo de Freitas
Formato: 14.5 X 22.0
FRANÇOISE, Marie
Formato: 14.0 X 21.6
Formato: 14.8 X 21.0
Vários
Formato: 19.5 X 25.2
FREDERICO, Manuela
Formato: 14.5 X 20.8
Laurie N. Gottlieb
Formato: 17.0 X 24.6
Diogo, Paula
Formato: 15.0 X 23.0
Ana Mª Jorge
Formato: 14.5 X 21.0
Formato: 14.0 X 21.0
Rebecca M./Patricia J.M.
Formato: 18.0 X 24.5
REZETTE, Severine
Formato: 16.0 X 24.0
HESBEEN, Walter
Formato: 14.5 X 20.7
Vários
Formato: 19.5 X 25.2
Vários
Formato: 20.5 X 28.0
NUNES, Lucília
Formato: 13.0 X 19.0
Martha Elkin/Anne Perry
Formato: 21.5 X 28.5
WELLER, Barbara F.
Formato: 11.5 X 19.0