Lusodidacta header
imagem
  • imagem

MODELO DINÂMICO DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO FAMILIAR-Uma Abordagem Colaborativa em Enfermagem de Família

15,90 €
14,31 €
Com IVA
Maria Henriqueta Figueiredo
Quantidade

 

Esta obra apresenta o Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar (MDAIF), pela Ordem dos Enfermeiros, como referencial teórico e operativo em Enfermagem de Saúde Familiar.

O MDAIF emergiu num percurso de investigação- desenvolvido com os enfermeiros que atualmente estão mais ligados à prestação de cuidados à família. Pretende dar resposta às necessidades dos enfermeiros portugueses face aos cuidados com as famílias, a partir da compreensão dessas mesmas práticas no contexto dos Cuidados de Saúde Primários.

Os seus pressupostos reconhecem a complexidade do sistema familiar, partindo-se do princípio fundamental de que os cuidados de enfermagem centrados na família, enquanto cliente e unidade de intervenção, são regidos por uma abordagem sistémica, com ênfase no estilo colaborativo, que promova a potencialização das suas forças, recursos e competências. Considerando a família como unidade de cuidados, o foco é tanto na família como um todo, quanto nos seus membros individualmente.

A estrutura operativa do MDAIF, de cariz dinâmico, flexível e interativo, permite aos enfermeiros proporem intervenções que deem respostas às necessidades das famílias em cuidados, identificando, com rigor, tais necessidades.

Representando um contributo para o conhecimento na área de enfermagem de família,

esta obra constitui-se como instrumento de trabalho na consolidação dos percursos de cuidados com as famílias, promotores da sua capacitação ao longo do ciclo vital.

978-972-8930-83-7
6 Itens
2018-03-23

Opiniões


Escreva a sua opinião