Lusodidacta header
imagem
  • imagem

Conhecer-se Melhor para Melhor Cuidar - Uma abordagem do desenvolvimento pessoal em cuidados de Enfermagem

15,90 €
14,31 €
Com IVA
Dominique Rispail
Quantidade

188 Pags
Texto em: Português
Tipo de Capa: cartonado
Ed.:1ª Ed. @ 2002


 

Uma Abordagem do Desenvolv. Pessoal em Cuidados de Enfermagem

Ser cuidador leva a ser confrontado com os seus próprios limites. Limites físicos por um lado: acolher as urgências durante a noite, viver ritmos diferenciados... Limites psicológicos por outro lado: suportar a angústia de um doente à espera de um diagnóstico, gerir o desespero de uma pessoa deprimida, acompanhar uma criança em fim de vida... Tantas situações em que o confronto com a doença, com a morte, com o sofrimento levam o cuidador a questionar muitas vezes o que faz.

Para exercer esta profissão, tanto o estudante como o profissional devem, pois, aprender a conhecer bem os seus valores, as suas motivações, as suas emoções mas também os seus limites, as suas crenças e as suas aversões.
Trata-se de melhorar a compreensão que se tem de si próprio para melhor comunicar, evoluir e desenvolver-se, manter relações profissionais satisfatórias e aprender a gerir situações difíceis.

Este guia de desenvolvimento pessoal - método proveniente das ciências humanas, iniciado nos anos cinquenta nos Estados Unidos - pretende ajudar os cuidadores a fazer este trabalho sobre si próprios.
De uma forma simples e lúdica, ele propõe revisões teóricas, mas sobretudo numerosas aplicações práticas, sob a forma de exercícios e de testes para ajudar os cuidadores e os futuros cuidadores a - ter FIRMEZA - : conhecer-se, comunicar, relaxar-se, afirmar-se, negociar.

Dominique Rispail, enfermeira formadora dos quadros superiores do IFSI dos hospitais de Brabois (CHU de Nancy), diplomada em ética médica, anima há muitos anos ateliers de reflexão no domínio da comunicação, das relações interpessoais e da relação de ajuda.

978-972-8383-42-8
7 Itens
2018-03-23

Opiniões


Escreva a sua opinião