Lusodidacta header
imagem
  • imagem

Um Olhar Sobre o Ombro - Enfermagem em Portugal

27,56 €
24,80 €
Com IVA
Lucilia Nunes
Quantidade

390 Pags
Texto em: Português
Tipo de Capa: capa dura
Ed.:1ª Ed. @ 2003

O livro aqui apresentado é um importante tributo à história da enfermagem portuguesa. Encontra-se dividido em duas partes distintas - uma, relativa à procura do conceito de Ser Humano na História da Enfermagem em Portugal (1881-1954), e outra, que se fundamenta na descrição e análise de eventos mais recentes. O tomo I, de metodologia histórica, tem uma estrutura tripartida, considerando os caminhos da profissão em Portugal e a perspectiva do ser humano nas Ciências e na Enfermagem (com especial destaque para as matrizes, continuidades e rupturas). O tomo II aponta perspectivas, percursos e horizontes de 1954 a 1998, atravessando as grandes mudanças que ocorreram na enfermagem, de nível profissional único, de curso de nível superior, da regulamentação do exercício e da criação da Ordem dos Enfermeiros, com a publicação do seu Estatuto e do Código Deontológico.
No global, Um Olhar sobre o Ombro remete ao relancear os olhos para trás, visualizando o caminho percorrido para poder permitir um melhor enquadramento do hoje. E a convicção deste contributo para o presente tanto se reporta à questão identitária da profissão como à construção das ideias e à interpretação dos acontecimentos, já que a enfermagem é vista de forma alargada, atravessando e sendo atravessada pelos movimentos do e ao tempo em que se foi desenvolvendo - aliás, numa lógica de reencontro, no tempo, com as raízes de muitos dos assuntos que hoje estão na ordem do dia.
Trata-se, pois, de uma edição indispensável a todos quantos queiram saber mais sobre a história recente da Enfermagem em Portugal.

978-972-8383-60-2
10 Itens
2018-03-23

Opiniões


Escreva a sua opinião