Lusodidacta header
imagem
  • imagem

Trabalho de Fim de Curso, Trabalho de Humanitude

15,90 €
14,31 €
Com IVA
Walter Hesbeen
Quantidade

174 Pags
Texto em: Português
Tipo de Capa: cartonado
Ed.:1ª Ed. @ 2006

São muitas as orientações que podem ser dadas a um trabalho de fim de curso efectuado por quem estuda para ser enfermeiro ou quadro de saúde. O autor questiona a própria perspectiva desse trabalho, que ele considera dever constituir um contributo significativo para a qualidade do cuidado a prestar no seio de cada instituição dos sistemas de cuidados, na medida em que afasta o risco de banalização da pessoa.

Este contributo procede de uma dupla capacidade, que o estudante poderá desenvolver e afinar ao longo da realização do seu trabalho de fim de curso: por um lado, a capacidade, não de fazer investigação, mas sim de empreender uma busca com vista a apresentar um pensamento pessoal, livre, sensível e argumentado, que reflicta o seu trabalho de humanitude, ou seja, a sua caminhada de humano preocupado com a Humanidade; por outro lado, a de desenvolver, paralelamente, a sua cultura e o seu espírito científicos, que assentam primordialmente, não no recurso a este ou àquele método, mas sim na capacidade de levantar uma questão e trabalhá-la.

A presente obra não propõe receitas para ser bem sucedido neste exercício. O autor expõe antes uma reflexão exigente e sensível sobre este questionar e escrutinar, sobre a caminhada para uma prática de cuidados com sentido, que respeita e se preocupa com a pessoa, caminhada essa que começa na primeira hora do primeiro dia da formação e se revela no momento do trabalho de fim de curso, incitando o estudante a - no quadro da clínica pedagógica organizada pelos docentes - elaborar, procurar, investir e revelar um pensamento próprio.

Walter Hesbeen é enfermeiro e doutor em saúde pública pela Université catholique de Louvain (UCL-Bélgica), e laureado pela Fondation Van Goethem-Brichant para a reabilitação. Foi director dos serviços hospitalares do Centre neurologique William Lennox (Ottignies-louvain-la-Neuve, Bélgica); posteriormente foi professor na École nationale de santé publique (Rennes, França) e responsável pela Unité de recherche et développement da École La Source (Lausana, Suíça). Actualmente dirige o Institut La Source em Paris. É também membro fundador e chefe de redacção da revista Perspective soignante.

978-972-8930-31-3
10 Itens
2018-03-23

Opiniões


Escreva a sua opinião