Lusodidacta header
imagem
  • imagem

Psicologia Clínica em Cuidados de Enfermagem

23,85 €
21,47 €
Com IVA
Severine Rezette
Quantidade

190 Pags
Texto em: Português
Tipo de Capa: capa mole
Ed.:1ª Ed. @ 2010


 

A dimensão psicológica ocupa um lugar preponderante nas profissões de saúde. Um dos aspectos mais ricos e mais complexos da prática da enfermagem reside na relação ao vivo, no trabalho com pessoas em sofrimento e que necessitam, na situação em que se encontram, de uma atenção especial.Atribuir ao doente a sua posição de sujeito activo facilita a relação e portanto os cuidados. Este livro propõe uma reflexão neste domínio a todos os que desejam abrir-se a uma interrogação dinâmica sobre a relação cuidador-doente.

A autora evidencia o laço existente entre o enfermeiro e o seu doente, bem como as dificuldades e as emoções que este laço pode envolver no quotidiano, focando-se na noção de escuta activa. Mas o corpo do doente, sem o seu conhecimento, dá também indicações sobre o seu estado psíquico e por isso parte desta obra concentra-se no corpo e no seu lugar nos cuidados. Além disso, a autora aborda as diferentes formas de angústia vividas pelo cuidados para as enfrentarem. O sofrimento e a violência na situação dos cuidados são igualmente estudados, nomeadamente nos casos de confrontação com a morte.

Os vários exemplos clínicos a partir de situações vividas, que ilustram este livro, foram retirados de testemunhos e de inquéritos a estudantes de enfermagem ou a enfermeiros.

As fichas que se encontram no final permitem rever as noções indispensáveis de psicanálise e de psicopatologia desenvolvidas ao longo dos capítulos. Esta obra dirige-se aos estudantes de enfermagem, mas também aos formadores e responsáveis por estágios de enfermagem.

978-972-8930-53-0
9 Itens
2018-03-23

Opiniões


Escreva a sua opinião