

86 Pags
Texto em: Português
Tipo de Capa: cartonado
Ed.:1ª Ed. @ 2005
"Aprender a ser doente" reflecte uma investigação produzida no âmbito de uma dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Formação de Adultos, e pretende constituir um contributo para a compreensão dos processos de aprendizagem que estão subjacentes à interiorização que o indivíduo internado faz do seu papel de doente. Como linhas orientadoras para este percurso equacionaram-se questões como: Qual a natureza das aprendizagens dos doentes, e tipos de saberes que resultam de uma situação de internamento hospitalar? Que momentos e pessoas se constituem como decisivos na aprendizagem dos doentes em internamento? Que estratégias mobilizam os indivíduos internados no hospital para "sobreviver" num meio que lhes é desconhecido e cujo controlo é ditado por normas que desconhecem e não podem alterar? Em que medida é o contexto hospitalar determinante nas aprendizagens realizadas pelos doentes?
Miguel Nunes Serra,
Enfermeiro Graduado, é Licenciado em Enfermagem e Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Actualmente exerce funções de docência no Departamento de Enfermagem de Reabilitação da Escola Superior de Enfermagem de Calouste Gulbenkian de Lisboa, e é investigador da UIDE (Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Enfermagem).
PIRES, Ana Paula
Formato: 14.5 X 20.8
FERNANDES, Olga
Formato: 15.0 X 23.0
Vários
Formato: 15.5 X 23.2
Maria João Fernandes/Maria José G. Bicudo/Idalina Gomes/
Formato: 14.0 X 21.0
Formato: 19.0 X 26.0
Bradford Lipman/Toni Cascio
Formato: 15.5 X 23.3
Cristina Marques-Vieira e Luís Sousa
Formato: 20.0 X 28.0
DIAS, Mª Fátima
Formato: 18.5 X 23.5
M.Ferry/E.Alix
Formato: 14.7 X 20.8
GALVÃO, Dulce
Formato: 14.5 X 20.8
Helen J. Streubert / Dona Rinaldi Carpenter
Formato: 16.0 X 23.5
Formato: 15.0 X 21.0
Paula Sapeta
Formato: 14.0 X 21.0