Lusodidacta header

Manual Prático de Análise Química

21,20 €
Com IVA

Renata Souto, Adriana Pimenta. Rita Catarino

Quantidade

Este Manual Prático de Análise Química proporciona uma visão clara e concisa dos princípios e práticas laboratoriais fundamentais à análise volumétrica. É útil para todos os cursos universitários em que sejam essenciais conhecimentos na área da química e, também, no ensino secundário e cursos profissionais, onde atualmente são desenvolvidos conteúdos que antes eram do âmbito exclusivo das universidades. Começam por ser descritos alguns aspetos teóricos inerentes à análise química quantitativa que servem de auxílio à compreensão das atividades laboratoriais que em seguida se propõem.

Os mais de 50 protocolos experimentais apresentados permitem a quantificação de inúmeras espécies químicas nas mais diversas matrizes: alimentos, medicamentos, suplementos alimentares, plantas medicinais e produtos antissépticos e/ou desinfetantes. A escolha destas amostras foi efetuada de modo a facilitar a execução dos trabalhos (já que são produtos acessíveis, de fácil aquisição e baixo custo) e despertar o interesse dos estudantes que, assim, reconhecem e comprovam a importância da química e da análise laboratorial no seu quotidiano.

Cada atividade laboratorial é precedida por um pequeno texto introdutório que enquadra os princípios teóricos e os aspetos práticos da análise. As reações químicas são apresentadas e clarificadas e o material e os reagentes necessários encontram-se listados para que o trabalho possa ser executado de forma planeada, organizada e eficaz. Todos os passos exigidos para a correta execução do procedimento estão descritos com pormenor, numa linguagem acessível, que permite a compreensão e correta execução da análise, mesmo no caso de alunos menos experientes. No final são apresentadas tabelas para o registo e o tratamento dos dados experimentais. Os cálculos são resolvidos passo a passo até à obtenção do resultado final. Esta estratégia permite não só que o estudante compreenda o raciocínio inerente ao cálculo como também possibilita o fácil ajuste do procedimento a eventuais alterações experimentais.

Os protocolos foram desenhados de forma independente de modo a permitir a sua execução autónoma. A escrita simples e direta, as figuras, as fotografias reais do trabalho experimental, os esquemas dos desenhos experimentais e a informação bibliográfica que acompanham o texto facilitam o processo aprendizagem. Este Manual é uma ferramenta didática útil e valiosa para o ensino-aprendizagem nas diversas áreas de aplicação da química.

978-989-8075-85-7
10 Itens
2018-09-27

Opiniões


Escreva a sua opinião