Lusodidacta header

O que esperar da Licenciatura em Enfermagem

Os resultados dos acessos à faculdade já chegaram e aquilo que mais ansiavas concretizou-se - a entrada no curso de Enfermagem! E agora? Lê o nosso artigo e fica a par daquilo que podes esperar desta licenciatura - do plano de estudos aos estágios, das saídas profissionais às caraterísticas essenciais para te tornares um bom enfermeiro.

Agora que já sabes que vais ingressar na licenciatura em Enfermagem, espera-te um caminho de muita aprendizagem teórica e prática, muitas horas de estudo e uma carreira pela qual te vais apaixonar.

Esta é uma das profissões mais valorizadas pela sociedade tanto pela competência dos profissionais no exercer das funções como pelas suas soft skills. Um bom enfermeiro tem excelentes habilidades interpessoais e consegue lidar com o sofrimento do outro, sendo ainda resiliente e empático.

Voltando à formação. Todos os cursos têm as suas especificidades, mas há disciplinas comuns, como Enfermagem, Medicina, Biologia e Bioquímica, Saúde Pública, Psicologia, Sociologia, Gestão e Administração, entre outras. Depois de concluída a licenciatura, os locais de atuação do enfermeiro não se resumem a hospitais e clínicas - podes também trabalhar numa área que vive atualmente um grande crescimento - os cuidadores de idosos, contratados em regime de apoio ao domicílio.

 Outra componente essencial dos cursos de Enfermagem são os estágios. Contrariamente ao que acontece noutros cursos, os estágios não se limitam ao final da licenciatura e começam logo nos primeiros anos, para que desde cedo o estudante possa ter contacto com instituições de saúde e de cuidados particulares. Os estágios vão se tornando mais intensivos ao longo do tempo e vão percorrendo as várias especializações da Enfermagem. Os trabalhos práticos são sempre supervisionados, bem como o contacto com os pacientes, que leva o estudante a colocar na prática os conceitos teóricos adquiridos na sala de aula.

_uF6tMKxmCiLcqD0dibK9wPXfKpRR4-41XAQNL7i

Os estágios desempenham também um papel crucial caso o aluno pretenda escolher uma especialização, uma vez que é durante o estágio que o estudante entra em contato com as diferentes áreas. Em Enfermagem, as especializações são as seguintes:

  • Médico- Cirúrgica - Assume uma abordagem de estabilização de pacientes em estado crítico, idosos, doentes crónicos ou com necessidade de cuidados paliativos.
  • Saúde Comunitária - Trata da saúde num grupo de pessoas e tem como objetivo melhorar a saúde dentro de uma população.
  • Saúde Infantil e Pediátrica - Trata da saúde em crianças e adolescentes.
  • Saúde Materna e Obstétrica - Tem como principais funções o acompanhamento durante a gravidez e auxílio no parto e pós-parto.
  • Saúde Mental e Psiquiátrica - Trata de doenças mentais, zelando pela medicação e segurança do doente e daqueles que o rodeiam.
  • Reabilitação - O enfermeiro atua numa equipa multidisciplinar com o propósito de consolidar objetivos terapêuticos.

No final da licenciatura, os estudantes devem fazer a sua inscrição na Ordem dos Enfermeiros para poderem exercer a profissão.