Lusodidacta header
Guia de Sobrevivência para a Época de Exames

Guia de Sobrevivência para a Época de Exames

Tal como os preppers - aquelas pessoas que se preparam para o fim do mundo, reunindo um sem fim de enlatados de proteína e objetos estranhos para enfrentar o apocalipse – o estudante de enfermagem não sobrevive à época de exames sem alguns itens essenciais. Por isso, toma nota da lista que se segue:

1. AGENDA - Sim, é verdade que não vais ter vida social nas próximas semanas, mas, ainda assim, a agenda é um objeto essencial. Define períodos de tempo para cada matéria e disciplina, e tenta ao máximo cumprir o estipulado - dando tempo para pausas, idas ao WC e snacks. Desta forma, não te vais esquecer de nenhum tópico nem te sentir perdida no meio de tanta matéria que tens para estudar.

2. CAFÉ - É quase desnecessário referir que o café é um elemento essencial - se não o mais importante - para as tuas maratonas de estudo. Estejas em casa, na biblioteca da Universidade ou na rua, certifica-te de que não te vai faltar cafeína (não te julgamos se a opção for transportar contigo um termo de café).

3. SNACKS - Mantém por perto alguns snacks para quando te dá a fome a meio dos estudos. E não, a falta de tempo não serve de desculpa para só comeres porcarias. Existem alimentos que até ajudam durante o estudo e são super saudáveis: os mirtilos, as nozes, os ovos, peixe e, claro, o quadradinho (não abuses) de chocolate preto, um clássico das maratonas de estudo pré-exames.

4. CANETAS - Sim, plural. De preferência, no mínimo, umas três ou quatro canetas. Não queremos que corras o risco de te distraires com um episódio da Anatomia de Grey, que repete pela décima vez, enquanto vais buscar uma caneta nova.

5. GRUPO DE APOIO – Porquê desesperar sozinha/o quando podes desesperar com amigos? Seja num grupo de Whatsapp, à curta distância de um telefonema, ou até com os teus colegas de casa, ter alguém com quem desabafar nos momentos mais difíceis é meio caminho andado para que te sintas melhor. E não te sintas mal se sentes que estás a precisar de uma pausa para desabafar com um colega. Afinal, ninguém é de ferro.

6. LUSODIDACTA.PT - Não queremos mesmo que te falte nada. Se numa hora de aperto te apercebes que emprestaste aquele livro sobre Anatomia a alguém ou sentes que precisas de reforçar os teus conhecimentos em alguma área em específico, a Lusodidacta está aqui para ti. Só tens que encomendar o livro que te vai salvar a vida e, no máximo, em 48 horas ele estará contigo.

7. PACIÊNCIA - Inspira, expira e não pira. Não te deixes enredar em pensamentos negativos e sempre que sentires que o teu cérebro está prestes a explodir faz uma pausa, fala com um amigo, e tenta, acima de tudo, ser compreensivo/a contigo mesmo/a. Vais ver que tudo vai correr bem.