Lusodidacta header

Dicas para (sobre)Viver à pandemia dentro de um hospital

Já fizemos um ano de pandemia e estes meses têm sido difíceis para todos. Mas, e por muitos aplausos que façamos aos nossos profissionais de saúde, todos eles têm vindo a carregar desde Março de 2020 um fardo muito pesado. A 7 de abril assinalou-se o Dia Mundial da Saúde, e achámos que devíamos dedicá-lo a estes profissionais - porque é inquestionável que quem nos dá saúde também merece tê-la. Por isso, para aqueles que ainda lutam todos os dias para salvar doentes desta pandemia, aqui fica o nosso (pequeno) contributo.

Qualquer dica para ser bem sucedido nesta fase não faz sentido se não partimos de um princípio basilar: a importância da nossa saúde mental. Sabemos que o nosso estado emocional tem uma influência grande no nosso trabalho e, embora seja difícil manter uma atitude positiva num momento tão difícil, devemos tentar proteger-nos da melhor forma, sob pena de entrarmos num estado de burnout. 

Por isso, tente afastar-se de energias negativas e tenha muito cuidado com a sua voz interior - procure afastar o diálogo interno depreciativo, dirija-se a si mesmo com compaixão e compreensão pelos esforços que tem vindo a fazer, reconheça as suas limitações e nunca - mas nunca - se esqueça das suas necessidades.

Numa situação como esta vai sentir-se muitas vezes frustrado, impaciente ou irritado. Aceite isso com naturalidade e acredite sempre que as coisas vão melhorar. Não deve camuflar sentimentos negativos - permita-se senti-los, e depois, avançar, com um mindset positivo. 

Acreditamos que este será meio caminho andado para desempenhar as suas funções de forma mais proveitosa. Ainda assim, sempre que as dificuldades voltarem a falar mais alto, lembre-se destas dicas adicionais que lhe deixamos:

1- Respire

Sim, todos nós respiramos, senão não estaríamos aqui. Aquilo que lhe aconselhamos é que, assim que começar a sentir-se ansioso, pare uns segundos, e concentre-se apenas na sua respiração. Menos de um minuto de respirações profundas é o suficiente para fazer uma grande diferença no seu estado físico e mental. Já existem, inclusive, pesquisas que apontam para que a respiração diafragmática tenha um impacto significativo no nosso sistema nervoso. Começar e terminar o dia com algumas respirações também o ajuda a enfrentar a jornada de trabalho de forma mais focada e positiva.

2- Hidrate-se

Sabia que a desidratação faz senti-lo ainda mais cansado? Encha uma garrafa reutilizável e vá bebendo ao longo do turno. Mantenha-a por perto e vísivel, para que não se esqueça de se hidratar - consulte a quantidade diária recomendada para a sua idade e peso aqui. 

3- Nutra-se

Prepare com antecedência snacks saudáveis para poder saborear sempre que a fome apertar. Desta forma, vai ter sempre algo à mão para comer e é mais fácil resistir aos snacks das máquinas de vending, carregados de açúcar e com pouco valor nutricional. Tenha também cuidado com a ingestão exagerada de cafeína - um chá de ervas é uma opção saudável que ainda o ajuda a manter-se hidratado. 

4- Apanhe ar

Nem sempre nos podemos dar ao luxo de fazer uma pausa e apanhar ar, mas acredite que mesmo que seja por breves momentos, pode fazer uma grande diferença. Quando puder, aproveite para caminhar um pouco ao ar livre - a luz solar, sobretudo a matinal, faz maravilhas.

Tudo isto, na teoria, pode parecer muito mais simples do que na prática. Mas lembre-se que não precisa de muito tempo ou medidas drásticas para implementar estas dicas no seu dia-a-dia. Tratam-se de pequenas mudanças, mas que podem trazer-lhe uma melhoria na sua qualidade de vida, e na sua tão preciosa saúde.