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5 lições que os enfermeiros podem retirar da Pandemia

Não é segredo que o ano de 2020 e parte de 2021 foram extremamente desafiantes para os profissionais de Enfermagem, com a Covid-19 a exigir níveis de adaptação e superação significativos entre esta classe. A pandemia ainda não acabou, mas já há reflexões que podemos fazer e que podem servir para melhorar a qualidade do desempenho destes profissionais. Que lições podemos retirar da pandemia de COVID-19 para os enfermeiros?

Um editorial recente no Journal for Healthcare Quality explora cinco principais lições que os enfermeiros devem retirar dos esforços exigidos para combater a pandemia. Confira-as de seguida:

1. Coloque a missão dos cuidados de saúde em primeiro lugar 

A missão da maioria - se não de todas as organizações de saúde - é simples: proteger, apoiar e prestar cuidados de alta qualidade a doentes, famílias, empregados, a própria organização, e a comunidade envolvente. Assim, quando o momento se complica, nunca se esqueça que a saúde do paciente está em primeiro lugar.

Durante a pandemia, os enfermeiros e responsáveis na gestão da Covid-19 nos hospitais têm utilizado vários métodos para ajudar a proteger a missão da sua organização:

Criação e colocação em prática de planos de continuidade atempados e rapidamente modificáveis

Desenvolvimento de centros de comando centralizados para resposta à COVID-19 a longo prazo

Auxílio à organização para superar circunstâncias imprevisíveis e, ao mesmo tempo, identificação de novas oportunidades

2. A importância da mudança e adaptação rápida

Durante as crises, é necessário mudar quase instantaneamente as estratégias de cuidados ao paciente, para melhor satisfazer as suas necessidades. Esta capacidade "pivotante" envolve, geralmente, a redistribuição de recursos humanos para a adaptação rápida a novas situações. 

Um exemplo de pivot eficaz tem sido a implementação e utilização de tecnologias de teleconsulta para aumentar o acesso aos cuidados de saúde. Embora não fossem muito utilizadas antes da pandemia, as teleconsultas tornaram-se uma parte da rotina dos cuidados de saúde para muitos.

3. Comunicar sempre, e cada vez mais

A comunicação honesta e frequente ajuda o pessoal de Enfermagem a compreender claramente as circunstâncias atuais e previstas dentro de uma organização. Os enfermeiros nunca devem, por isso, parar de comunicar, mesmo que pensem já ter feito o suficiente. Para construir confiança entre o pessoal de Enfermagem, os líderes de equipa devem explorar a sua humanidade e oferecer informação com total transparência.

4. O apoio e entreajuda entre elementos das equipas é essencial

À medida que a terceira vaga de COVID-19 varre populações globais, a falta de pessoal e equipamento de proteção pessoal, as unidades hospitalares a operar em capacidade para além do máximo e o trabalho fisicamente exaustivo aumentaram os níveis de esgotamento dos prestadores de cuidados de saúde, originando, em muitos casos, situações de burnout. 

Os líderes de equipa devem, assim, ter em atenção o  bem-estar e segurança dos enfermeiros, mantendo-os protegidos, empenhados e resilientes.

5. Ajuste-se ao ‘novo normal’

É provável que os efeitos da COVID-19 tenham repercussões durante anos, criando uma nova realidade para as organizações de saúde e, consequentemente, os enfermeiros. Os responsáveis pelas equipas devem adaptar-se a este novo normal, mantendo objetivos bem delineados, antecipando novos modelos de gestão e implementando técnicas inovadoras para o cuidado dos pacientes.

A COVID-19 não é, provavelmente, a última grande crise que o nosso Sistema de Saúde irá enfrentar. 

Assim, é importante que os responsáveis pelas equipas de Enfermagem possam ajudar a salvaguardar a saúde dos enfermeiros, proteger os pacientes, e alcançar objetivos de missão, levando a peito estas lições e implementando-as na sua própria prática.