Lusodidacta header

3 Mitos sobre a carreira de Enfermagem

Mito #1 - A Enfermagem é um curso pensado apenas para mulheres

Ainda que haja algum fundo de verdade nesta ideia, e os números apontem para isso mesmo, este mito nasceu do pensamento já antigo de que as tarefas ligadas ao cuidado com o próximo são tarefas de mulheres. Se é verdade que a taxa de enfermeiras a trabalhar no Serviço Nacional de Saúde português ronde os 84%, existem especialidades mais equilibradas a nível de género. Segundo dados do anuário da Ordem dos Enfermeiros de 2018, as áreas de Reabilitação e Saúde Mental são as que têm mais homens (28% cada), seguidas pela Médico-Cirúrgica (22%). Estes dados explicam-se pela maior necessidade de força física e porque áreas como os Cuidados Intensivos e Serviços de Urgência são muitas vezes as preferidas pelos homens. Posto isto, apesar de a maioria dos enfermeiros serem mulheres, existem também muitos homens a exercer a profissão.


Mito #2 - A Enfermagem é a escolha dos que não conseguiram Medicina

Um dos mitos mais associados a esta área é o de que a Enfermagem é a alternativa para aqueles que não conseguiram ter média para entrar no curso de Medicina. Em primeiro lugar, há que considerar que as funções realizadas são bastante distintas, sendo a responsabilidade do médico diagnosticar e prescrever um tratamento para uma doença, e a do enfermeiro o acompanhamento contínuo do paciente. Muitas vezes é o enfermeiro que deteta alterações no paciente que são cruciais para o diagnóstico e tratamento médico. Há também quem pense que o enfermeiro é apenas um auxiliar que executa as ordens do médico, e que, por isso, está abaixo dele a nível hierárquico, o que também não corresponde à verdade.

Mito #3 - Os enfermeiros só trabalham em hospitais e centros de saúde

Contrariamente ao que muitos pensam, o mercado de trabalho dos enfermeiros não se restringe a hospitais, clínicas privadas ou centros de saúde, ainda que uma maioria das vagas estejam nessas áreas. Algumas alternativas são as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), creches e infantários, centros de dia e lares de idosos ou até escolas e empresas. Existe um conjunto de atividades dentro da Enfermagem que vão desde a promoção da saúde às visitas domiciliárias, cuidados de Enfermagem a recém-nascidos, crianças em idade escolar, adolescentes, adultos ou idosos.