Lusodidacta header
10 Dicas para Enfermeiros em Início de Carreira

10 Dicas para Enfermeiros em Início de Carreira

1- Uma das falhas mais comuns entre os enfermeiros recém-formados é o medo de colocar questões. As dúvidas vão acompanhá-lo no decorrer da sua carreira, mas no início, é normal que sejam ainda mais frequentes. Procure esclarecer todas as suas dúvidas, por mais ridículas que lhe possam parecer, de forma a sentir-se seguro.

2- Tal como quando tem dúvidas, sempre que comete algum erro deve admiti-lo com naturalidade. Todos cometemos erros! Não tente omitir as suas falhas, pois estas podem levar a problemas maiores no futuro. Para além disso, estando em início de carreira, os seus colegas e superiores estarão mais tolerantes face a eventuais erros.

3- Os turnos são imprevisíveis - a um momento parece tudo calmo e, de repente, tudo se transforma e vira o caos. Mantenha-se alerta para esta imprevisibilidade e, quando surgirem novas tarefas, tente fazê-las no imediato. Evite deixar tarefas para depois porque muito facilmente um turno tranquilo se torna caótico e pode deixar de ter tempo para fazer o que adiou.

4- Seja pontual ou, se possível, chegue até alguns minutos antes, para que a passagem de turno decorra sem percalços. Não se esqueça que os seus atrasos podem penalizar um colega que, após um turno inteiro com muito trabalho, está desejoso de regressar a casa para poder descansar.

5- Lembre-se que uma comunicação clara, assertiva e cuidada é importante, esteja a falar com um paciente, familiar ou médico. Se está a responder a uma pergunta e não está 100% certo da sua resposta, assuma-o. Se tem necessidade de falar com um médico, faça uma lista de assuntos que necessita de abordar antes de o fazer, para poupar tempo.

6- Mantenha-se afastado de pessoas negativas. A vida de um enfermeiro é exigente também do ponto de vista emocional, por isso, tente rodear-se de positivismo no seu local de trabalho. Da mesma forma, procure não alimentar rumores ou partilhar fofocas com colegas.

7 - Não desvalorize as questões práticas do seu dia-a-dia. Aproveite todas as pausas para descansar, coma com regularidade e mantenha-se hidratado - nem sempre é fácil ter tempo para isso durante os turnos. Escolheu uma profissão com um foco enorme em servir o outro, mas não deixe de prestar atenção às suas necessidades, caso contrário, a qualidade do seu trabalho será prejudicada.

8 - A escolha de calçado adequado é uma das questões práticas que mais peso tem na rotina de um enfermeiro. Conforto e durabilidade são alguns dos aspetos a ter em conta. Aproveite os conselhos dos colegas mais experientes para escolher o calçado ideal.

9 - Sempre que estiver pouco familiarizado com a medicação que vai administrar, reserve algum tempo para pesquisar sobre ela. É importante que consiga partilhar informação e se existem precauções a tomar na toma do medicamento.

10 - Nunca se deixe desvalorizar por um colega ou superior. Lembre-se que o facto de estar a iniciar a sua carreira não é motivo para que o tratem como se fosse menos competente. E lembre-se que, como em qualquer carreira, existem dias bons e menos bons. O truque é valorizar todas as experiências, pois é com elas que se aprende e que vai reforçar a sua auto-confiança.